Vai casar? Noiva Pergunta® responde suas dúvidas.

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Vou Casar, e agora?

Um guia completo para organizar
o casamento perfeito pra você.

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Darlene Medeiros

Veja como eu posso te ajudar a
organizar seu casamento dos sonhos

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Planner Noiva Pergunta

mais facilidade para organizar seu casamento

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Destination Wedding

Ideias e inspirações para não errar

previous arrow
next arrow
junho 20, 2023
o inverno no sul do brasil

Por que eu decidi falar sobre o inverno no sul do Brasil? Porque me toquei que eu moro aqui, mas tenho estado focada em conhecer o nordeste como destino de casamentos… Porém, esqueci que muitas pessoas sonham em passar frio por aqui. Então hoje vou falar do destino onde vivo: o sul é o meu país e nem é meme. O Sul é Meu País é um movimento , que segundo a Wikipedia, possui milhares de filiados e simpatizantes à ideia que estuda separar a região sul do resto do país. No entanto, como esse post tem como objetivo falar do frio que passamos aqui no sul. Vou deixar apenas o link sobre essa frase que é muito usada como meme, apenas como curiosidade sobre a frase que fez parte dessa introdução.

O inverno no sul do Brasil

Eu aprendi a gostar do inverno, nem sempre foi assim. Eu cheguei em Curitiba com 12 anos, devido a uma transferência profissional do meu pai. A verdade é que chegamos aqui totalmente despreparados mesmo. Sem tantos cobertores ou jaquetas para suportar o inverno que já foi bem mais rigoroso. As mudanças climáticas são reais e posso dizer com propriedade, na década de 90 a geada aqui acontecia por dias seguidos. Atualmente é um dia ou outro , ao menos na região de Curitiba é assim.

A maioria dos moradores daqui não tem calefação em suas casas, ou seja, é algo que não faz parte do lay out da maioria das residências do sul do Brasil. E talvez você já veio aqui na temporada de inverno e também conheceu os Estados Unidos em período de inverno; geralmente que tem essa bagagem diz que passa mais frio no sul do Brasil que em território americano, onde neva muito. Enfim, por aí você já tem noção do que estou falando. O frio dói, mas ainda assim eu gosto dessa época do ano e aprendi a aproveitar as coisas boas que ela oferece e vou compartilhar isso com vocês.

sobre o inverno no sul do Brasil. Já pensou nas meias que você só usaria se estive por aqui?

Como é possível então aproveitar o inverno no sul do Brasil?

Você já ouviu falar sobre o estilo hygge? O hygge é um estilo de vida que se vive nos países nórdicos como por exemplo: Dinamarca, Finlândia e Noruega. Lá o inverno é bem rigoroso e os povos que estão nessa região são considerados os mais felizes do mundo. E ao conhecer esse estilo e ler mais sobre o tema, aprendi a gostar mais do inverno e valorizar o que só fazemos nessa estação do ano.

Destinos de inverno no sul do Brasil

Os principais destinos de inverno da região sul do Brasil são:

  • Curitiba (PR)
  • Urubici (SC(
  • Pomerode (SC)
  • São Joaquim (SC)
  • Serra Gaúcha: Gramado, Canela, Bento Gonçalves (RS)

É sempre bom conhecer lugares novos. Essas cidades são consideradas turísticas e recebem muitas visitas durante o inverno, a alta temporada desses destinos. Por já ter conhecido vários desses locais, sei que podem não ser tão baratos assim. Mas há ofertas de todos os tipos para fazer uma viagem, dependendo da distância a ser percorrida, sugiro considerar chegar de avião. Aconselho ter pelo menos 4 dias para explorar qualquer um desses lugares.

O inverno no sul do Brasil: é por aqui que ter coleção de botas faz todo sentido. Essa sou eu e minha bota UGG arrasando por aí.

Das coisas muito boas de se fazer no inverno daqui:

  • visitar as feiras de inverno com comida típicas.
  • conhecer novas cafeterias ou confeitarias, muitas delas oferecem cardápios com bebidas que só estão disponíveis no inverno mesmo.
  • comer fondue ; existem restaurantes especializados que servem essa delícia, mas também é possível fazer em casa. Fazer em casa o fondue tem o seu valor e vou deixar o link das receitas que costumo fazer, todas do site Panelinha, da maravilhosa Rita Lobo.
  • tem muita gente que considera o inverno uma oportunidade de estar mais elegante; eu concordo com isso, os casacos, lenços, luvas e lenços enriquecem o visual.
  • deixar a casa mais aconchegante usando mais velas aromáticas, ligando aquecedor ou lareira, pensar em deixar sopas ou caldos preparados para quando chegar do trabalho e se aquecer mais rápido.
  • usar as meias fofinhas e quentinhas, fazendo questão de mostrá-las no Instagram.
  • para quem mora no sul, é a chance de aproveitar estar mais em casa e desacelerar; é difícil ficar fora de casa com muito frio, é um fato.

Essas coisas que citei fazem parte de como é viver o inverno no sul do Brasil. Eu resido em Curitiba, mas em cada cidade do sul é possível encontrar coisas específicas. Lembrando que aqui há uma forte cultura europeia, responsável por grande parte da colonização dessa região.

Um momento hygge no inverno do sul do Brasil: apreciar uma bebida quente

Sobre o estilo hygge e o inverno brasileiro

Em vez de resistir ao clima, os nórdicos abraçam a temporada e transformam em uma oportunidade para desfrutar de momentos acolhedores em ambientes internos. Mas esse comportamento não precisa exclusividade nórdica, nós podemos aplicar tudo isso aqui também.

No coração do estilo de vida hygge está a ideia de criar um ambiente aconchegante em casa. Os nórdicos valorizam a simplicidade e a qualidade dos objetos que os cercam. Eles preferem materiais naturais, como madeira e lã, que trazem uma sensação de calor e proximidade com a natureza. A iluminação suave de velas é uma característica essencial, pois cria uma atmosfera calma e relaxante.

Além do ambiente físico, o hygge também se estende às relações sociais. Os nórdicos valorizam muito os momentos passados ​​com amigos e familiares. Reuniões íntimas em casa, com boa comida e bebida, são uma forma comum de aproveitar o hygge. É uma oportunidade para desacelerar, conversar, rir e compartilhar momentos especiais com as pessoas que amamos.

Embora o hygge esteja profundamente enraizado na cultura nórdica, não é exclusivo desses países. É uma filosofia de vida que pode ser adotada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. O hygge nos lembra da importância de criar espaços acolhedores, cultivando, exercitando e aproveitando os prazeres simples da vida. Inclusive, aprendi mais sobre o Hygge quando precisei incorporar esse estilo em uma festa de casamento, que você pode conferir clicando aqui. Depois disso, não parei mais de me interessar sobre o tema e de incorporar o aprendizado no meu modo de viver, de ver as coisas.

Espero te ajudado você a ver o inverno no sul do Brasil com outros olhos, porque ele merece. Até o próximo post.

blog de casamentos noiva pergunta

Todos os direitos reservados © 2020 Noiva Pergunta Desenvolvido por Susan M