Vai casar? Noiva Pergunta® responde suas dúvidas.

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Vou Casar, e agora?

Um guia completo para organizar
o casamento perfeito pra você.

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Darlene Medeiros

Veja como eu posso te ajudar a
organizar seu casamento dos sonhos

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Planner Noiva Pergunta

mais facilidade para organizar seu casamento

Portrait of a young blonde student screenwriter girl writing her first drama script drinking coffee in a cafe outdoors waiting for her classes smiling.

Destination Wedding

Ideias e inspirações para não errar

previous arrow
next arrow
outubro 8, 2020
casamento na igreja católica
Convidei um colega cerimonialista, que faz parte da ACESPR e é especialista no ritual católico do matrimônio, Romoaldo Bortolan.
Ele preparou um texto bem completo sobre o casamento na igreja católica.
Confiram !

O que precisa para casar na igreja católica?

Este material foi elaborado visando auxiliar aos noivos e aos profissionais envolvidos nos casamentos que desejam saber o que precisa para casar na igreja católica.

A Igreja Católica é vista como a mais exigente e rígida quanto às regras e seu formato de cerimônia religiosa. Consequentemente, tanto os noivos quanto os profissionais sofrem com muitas dúvidas.

Não existe uma formação direcionada ao Ritual Católico. Nos cursos de formação para profissionais do cerimonial este tema é rapidamente abordado, acaba não sendo aprofundado. Apenas as “normas impostas” pela Igreja não são suficientes para as pessoas entenderem, mas sim, como já mencionado, geram dúvidas e críticas, inclusive trazendo a imagem de uma “Igreja impeditiva”. Antes de simplesmente atender às normas, precisamos sim entender o que é esta Igreja e como ela funciona.

Vou casar, e agora?

Geralmente esta euforia do casamento inicia-se com a marcação da data na igreja, conciliando-a com o local para a posterior recepção. A partir deste momento começa uma grande correria, estresse e desgaste físico (e financeiro). Os noivos começam uma rotina cansativa de consultas, visitas, orçamentos, degustações e muitas conversas. Tudo em busca do seu sonho e do ideal, itens importantes que farão parte do seu grande dia. Salão, chácara, bufê, bolo e doces, foto e filmagem, músicos e DJ, roupas, decoração, lua de mel, detalhes e mais detalhes. Este dia é muito especial realmente para o novo casal, e estes querem fazer o possível para bem receber e agradar seus familiares e convidados.

A Igreja não é contrária a esta grande festa.

Mas percebemos que com esta euforia material muitos noivos acabam deixando para depois (e até mesmo esquecendo) de um dos itens tão ou mais importante desta preparação: a religiosidade. O conhecer a igreja fica para depois, para o final. Saber como “funciona” um casamento na igreja, como é realizado, o que preciso saber, o que irei falar e o porquê… Muitas vezes até mesmo o processo, a parte documental do religioso é esquecida, precisando correr de última hora.

E o curso de noivos! O que é isso? Precisa mesmo?! O que precisa ser feito com antecedência, como parte de todo planejamento, é deixado para ser realizado nas últimas semanas, vésperas do casamento. Planejam em suas mentes um ideal de cerimônia, elaboram um roteiro, sem antes saber se isto é possível de ser realizado. Começando pela parte física, o layout da igreja: onde ficaremos, como entrar, o que fazer.

A importância do ritual do sacramento matrimonial na igreja católica

Conhecer o ritual, como é a sequência, quais são as falas, o que significa cada parte, o que pode e não ser feito. Saber que esta etapa não é uma simples extensão do evento social, mas sim tem sua importância única: ser Sacramento. Saber que não é uma bênção do padre. Saber o que significa Sacramento, que não é uma simples brincadeira, uma tentativa (se der certo deu, se não separamos). Assim como bem exemplificado na passagem: “o que Deus uniu o homem não separe”, ou seja, o Matrimônio é por toda a vida. Temos esta consciência?

Saibamos colocar mais este item, a religiosidade e a igreja, nas longas listas de tarefas de noivos! Saibamos conciliar e disponibilizar tempo também para este importante momento e para sua preparação. É primordial, antes de tudo, visitar a igreja e a secretaria paroquial, conversar com o responsável pelos casamentos ou com o próprio pároco. Normalmente já existem normas por escrito, porém sempre o diálogo é a melhor sugestão.

Vou casar na igreja católica, por onde começo?

A partir do momento em que o casal estiver decidido pelo casamento religioso católico, eles devem se dirigir até a secretaria paroquial para iniciar todo o processo. Quanto mais cedo melhor, além de garantir a data escolhida, o casal também terá tempo de buscar e preparar as documentações e outros itens necessários, sem correrias e sem estresse de última hora.

Como já colocado, o primeiro passo será dirigir-se até a secretaria paroquial para obter as informações necessárias. O processo sempre deve ser iniciado na paróquia de moradia do noivo ou da noiva, independente em qual igreja será realizado o matrimônio. Caso a cerimônia seja realizada em outra igreja, diferente de onde foi feito o processo, faz-se necessário o comparecimento nesta outra igreja para agendar a data e também verificar as normas e procedimentos nesta. O processo será preparado e completado na sua paróquia de moradia, e estando concluído será encaminhado para a paróquia onde será realizada a cerimônia. Verificar os custos que envolvem esta tramitação e transferência, não há uma tabela padrão.

o que precisa para casar na igreja católica

O que precisa para casar na igreja católica?

A resposta a essa pergunta está nos tópicos a seguir.

Que paróquia eu pertenço?

Toda paróquia possui seu mapa territorial. Dirigindo-se à secretaria paroquial mais próxima, você poderá confirmar se o seu endereço pertence a esta ou a outra paróquia adjacente. O ideal e recomendado seria sempre buscar realizar o matrimônio na sua igreja, na sua paróquia de moradia e onde você provavelmente frequenta. Mas você tem a liberdade de escolha, pela localização da igreja em si, pela estética ou por aspectos particulares.

Quais são as documentações necessárias?

Para iniciar o processo a secretaria lhe fornecerá a lista de itens necessários, bem como o prazo para entrega. Atenção para este prazo! Entre os documentos podemos citar: fotocópia do documento de identidade do noivo e noiva; fotocópia do comprovante de residência do noivo e noiva; casamento civil ou declaração do cartório; certificado do encontro de noivos; em casos específicos, certidões de eucaristia e crisma; certidão de batismo para fins de matrimônio do noivo e noiva; nomes e dados das duas testemunhas; pagamento das taxas.

Preciso casar no civil antes? Não há necessidade. Ao agendar a data do casamento no cartório, você receberá uma declaração para anexar ao processo religioso. Caso os noivos já tenham união civil, basta anexar o registro ao processo.

Do que se trata a certidão de batismo para fins de matrimônio? Alguns chamam de batistério. Não se trata de uma simples certidão ou lembrança de batismo como muitos pensam. Ele é um atestado de que o noivo e a noiva não foram casados na Igreja Católica, ou seja, estão aptos a contraírem o Matrimônio (solteiros ou viúvos), sem nenhum tipo de impedimento. Esta certidão tem validade de seis meses. Caso você tenha sido batizado em outra cidade distante, outro estado, buscar informação com antecedência sobre qual prazo para ficar pronta, custos e como será enviado para a secretaria onde está sendo montado o processo.

Posso escolher um padre?

Cada paróquia tem seu planejamento e agendas. O casamento poderá ser executado por um dos padres da paróquia (pároco ou vigários), padres convidados ou ainda por um diácono. Caso você tenha convivência ou parentesco com algum padre ou diácono, pode convidá-lo para “assistir” seu Matrimônio. Consulte esta possibilidade na secretaria paroquial de onde será realizada a cerimônia. Não havendo restrições, comunique também a secretaria onde está sendo feito o processo, para que o nome dele já conste neste documento.

O Sacramento do Matrimônio é da Igreja Católica, e você está pedindo para recebê-lo. Não se trata de um evento qualquer, uma complementação do evento social. Você não pode fazê-lo da forma como imagina ou deseja, mas sim existem normas, regras e rituais a serem seguidos. Nada a excluir, nada a incluir, mas sim uma seqüência a seguir. Você não está “alugando” o espaço da Igreja, muito menos “contratando” um serviço. Nem o padre é um “profissional” que estará à sua completa disposição.

Proclamas? Durante três semanas esta publicação sobre seu casamento será afixada nos editais das igrejas em questão para que a comunidade esteja ciente do ato, e que qualquer objeção possa ser comunicada com antecedência.

Juramento? Trata-se de uma conversa do casal com o padre, agendada algumas semanas antes do casamento. Individualmente, cada um responderá algumas perguntas existentes no processo. Caso desejem, o casal poderá realizar sua confissão neste momento, ficando assim preparados para receberem a Eucaristia na cerimônia.

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO -CURSO DE NOIVOS

O “Curso de Noivos” é um item que não agrada a maioria dos noivos. Por que fazê-lo? Qual motivo desta exigência? Tem que ir, mas é pura perda de tempo… Muitos são os pensamentos que passam por suas cabeças, mas eles não imaginam o grau de preocupação que nossa Igreja tem para com eles. Estamos vivendo num mundo dilacerado, onde a família deixou de ser o centro da comunidade.

O Papa Francisco afirma, na exortação apostólica Amoris Laetitia, que “a complexa realidade social e os desafios, que a família é chamada a enfrentar atualmente, exigem um maior empenho de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos” (parágrafo 206).

Por que fazer um curso de noivos?

Um maior empenho deve ser entendido como um melhor ACOMPANHAMENTO dos casais de namorados e noivos, aprofundando os encontros de preparação para o Matrimônio, também conhecidos no Brasil como os Cursos de Noivos. Aliás, este já é um projeto da Igreja, proposto desde muitos anos, como no documento “Preparação para o Sacramento do Matrimônio (1996)” que diz serem “necessários encontros frequentes, num clima de diálogo, de amizade, de oração, com a participação de pastores e de catequistas” (parágrafo 37). Assim sendo, muitas paróquias estarão definitivamente incluindo este modelo de preparação e acompanhamento, com a metodologia de um número maior de encontros periódicos semanais ou quinzenais. Cada dia ou etapa será abordado, discutido e refletido um tema pertinente ao autoconhecimento do casal, sua preparação e a vida conjugal e familiar.

O que precisa para casar na igreja católica? Não ignorar a importância de um que prepara para a vida a dois

               Esta proposta com nova metodologia de acompanhamento foi elaborada pela CNPF (Comissão Nacional da Pastoral Familiar) e aprovada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Vem sendo transmitida às regionais, dioceses e chegando até nós, nas paróquias para melhor condução do processo de casamento na igreja católica. Os encontros tendem a deixar de ser “turmas de final de semana” e passam a ser em número reduzido, personalizados, preferencialmente acolhidos nos lares dos casais da Pastoral Familiar da paróquia. Isto trará um melhor acolhimento, buscando esta maior interação dos casais, maior liberdade de conversa e troca de informações e experiências, e mais, num ambiente familiar!

                Mais do que um simples papel, um simples certificado para completar o processo de habilitação matrimonial, hoje nós, como igreja, queremos estar presentes e participativos nessa formação, obedientes e seguindo o pedido do Papa Francisco: ACOMPANHAR! Promovendo assim uma melhor orientação para todos aqueles que desejam realizar uma cerimônia de casamento na igreja católica.

O que precisa para casar na igreja católica? Não deixar para resolver o processo de casamento na igreja na última hora

                Se você pretende realizar seu casamento na igreja católica, NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA!!! Assim que agendar a data ou iniciar o processo, solicite as informações sobre como participar do curso em sua paróquia. Procure fazer os encontros na sua paróquia (noivo ou noiva).

Espero ter ajudado vocês com essas orientações. Se você está começando a planejar seu casamento, aproveite para baixar o arquivo de planner gratuito aqui do blog, clica aqui e faz o download. O planner vai te ajudar a organizar as informações do seu planejamento.

Casamento na igreja católica é umas das tantas tarefas dentro do check list. O casamento civil também merece sua atenção. Clicando aqui você também pode conferir um post sobre isso.

blog de casamentos noiva pergunta

Todos os direitos reservados © 2020 Noiva Pergunta Desenvolvido por Susan M